Blog de cara nova!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Obesidade Infantojuvenil

Obesidade infantil é uma epidemia global.

A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvol-vimento.Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.
A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem "bullying" por parte dos colegas, crianças obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

A OMS entende que a obesidade se tornou uma epidemia. De acordo com a Organização, crianças obesas e com sobrepeso tendem a se tornar adultos obeso e têm maior probabilidade de adquirir mais cedo doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares. A OMS considera prioritária a prevenção da obesidade infantil.
____***____
Compreendendo a importância de sensibilizar a comunidade sobre este problema que assola o século XXI,  a Secretaria Municipal de Educação e a secretaria de Saúde fizeram uma parceria, a fim de conscientizá-los sobre este atual assunto e os males que podem vir a surgir na vida de um obeso.

 
A escola foi selecionada pela coordenadora do PSE (Programa saúde an Escola) Janice Maia, para ministrar uma palestra fsobre obesidade infanto-juvenil, que foi realizada pela nutricionista Ana Paula Corrêa no dia 10 de abril.



"O aluno cadeirante Rhuan, ao assitir a palestra, se emocionou e demonstrou desejo em procurar ajuda a fim de solucionar seu problema de sobrepeso."

Veja as fotos a seguir:

 
Até a próxima.

MRS Logística - Palestra na escola


A MRS Logística é uma conces-sionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal. A empresa atua no mercado de transporte ferroviário desde 1996, quando foi constituída, interligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. São 1.643 Km de malha - trilhos que facilitam o processo de transporte e distribuição de cargas numa região que concentra aproximadamente 55% do produto interno bruto do Brasil e estão instalados os maiores complexos industriais do país. Pela malha da MRS também é possível alcançar os portos de Itaguaí e de Santos (o mais importante da América Latina). 

O foco das atividades da MRS está no transporte ferroviário de cargas gerais, como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque verde e conteineres; e na logística integrada, que implica planejamento, multimodalidade e transit time definido. Ou seja, uma operação de logística completa. Para desenvolver suas atividades com eficácia, a MRS trabalha com equipamentos modernos de GPS (localização via satélite com posicionamento de trens em tempo real), sinalização defensiva, detecção de problemas nas vias com apoio de raios-X e ultrassom para detectar fraturas ou fissuras nos trilhos.

*Fonte: IBGE - Contas Regionais do Brasil: 2005-2009

E para um melhor relacionamento entre a empresa MRS Logística e a comunidade, ela se vendo responsável pelas vidas dos cidadãos que habitam ao longo da malha ferroviária, resolveu, assim, sensibilizá-los por meio de palestras em escolas com o tema: "Brincar com o trem, só vale se for o de brinquedo!" expondo os perigos contidos na atravessia da malha ferroviária e como manter-se cuidadoso e atento sobre este fato.  Esta palestra foi realizada pela contribuinte Adriana no dia 09 de abril.

Foi muito bom saber que a empresa MRS Logística cuida da comunidade, estando apta para sensibilizá-la e o melhor, anda de mãos dadas com a educação.


Veja as fotos da palestra nesta U.E.
 
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Curiosidades sobre a Internet


 A internet foi inventada pelos norte-americanos por medida de segurança. Eles temiam que um dia, com um bombardeio, importantes informações fossem perdidas e a internet era uma maneira de descentralizá-las.

- A primeira novela brasileira a mencionar a internet no seu enredo foi Explode Coração, de 1995 pela Rede Globo e escrita pela autora Gloria Perez. Até então, poucas pessoas sabiam do que se tratava este meio que hoje é tão importante!

3 - Os vídeos na internet revolucionaram a forma de se fazer televisão, cinema ou qualquer outra produção audiovisual. Antes deles, os filmes e trechos eram vistos apenas com algum suporte físico que limitava a exibição. Hoje, é livre.

4 - O primeiro compartilhador de arquivos P2P foi o Napster, em 1999, que difundiu o formato de Áudio MP3. O programa fechou as portas em 2001, não resistindo aos vários processos recebidos. Hoje, o Napster voltou, mas agora vende músicas legalizadas.

5 - As imagens encontradas nos serviços Google Earth e Google Maps são tiradas por satélites terceirizados e apenas compradas pela Google.

6 - Estima-se que o Google processe dois bilhões de pesquisas por dia, além dos acessos aos outros sites do Complexo Google, como o YouTube, Gmail e Orkut.

7 - O termo spam é originário de uma carne de baixa qualidade vendida nos EUA. Nos anos 70, ela foi a protagonista de uma sátira na TV, onde um restaurante servia todos os pratos com a carne spam, mesmo contra a vontade dos fregueses.

8 - Se você recebesse 1 real por cada artigo publicado na Wikipédia, você estaria ganhando R$ 156,23 por hora.

9 - Se o Facebook fosse um país, seria considerado o 4º maior do mundo;

10 - Para atingir uma audiência de 50 milhões de pessoas, o rádio levou 38 anos, a TV 13 anos e a internet 4 anos.

Fonte

Laboratório de Informática com internet

Para proporcionar uma aula mais atraente apresento a internet que é a grande protagonista dessa história.

É por compreendermos essa necessidade de a utilizarmos em sala, que este ano lutamos para que ela fosse roteada para todos os computadores do Laboratório. Este ato promissor se deu nesta semana e, é com grande alegria que apresento os computadores desta U.E. novamente com acesso a internet.

Veja as fotos:




Obrigada!