Blog de cara nova!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Semana Nacional da Educação Infantil

Tema: Enxergando o Mundo pelos Olhos de uma Criança

Educação infantil – Pré-escola
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, ajuda no desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, complementando a ação da família e da comunidade. É oferecida gratuitamente em creches ou instituições equivalentes para crianças de até 3 anos de idade e, posteriormente, em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), as creches e pré-escolas devem educar, cuidar e proporcionar brincadeiras, contribuindo para o desenvolvimento da personalidade, da linguagem e para a inclusão social da criança. Atividades como brincar, contar histórias, oficinas de desenho, pintura e música, além de cuidados com o corpo, são recomendadas para crianças que frequentam a escola nesta etapa. Fonte

Fotos da Apresentação das turmas de Educação Infantil da E.E.M. Carmem Menezes Direito no Teatro Municipal de Itaguaí - Rj, em 30 de agosto de 2013.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Desenho feito pela aluna Íris, de cinco anos, 
aluna desta U.E

Iº Seminário do Conselho de Educação

Tema: "Educação de Tempo Integral: Realidades e Possibilidades"

No dia 11 de setembro de 2013, no teatro Municipal de Itaguaí realizaram o Iº seminário do Conselho de Educação, onde nossas preciosas alunas apresentaram uma coreografia de sapateado usando a união de três músicas deixando a harmonia invadir o local. As alunas, muito bem maquiadas e vestidas por um lindo e colorido figurino desenhado pela Monitora  de dança Suelen e produzidos pela Coordenadora do Programa Mais Educação da nossa escola, Márcia Boeker, foram citadas, inclusive, no site Cidadania do Porto.

Compreendendo que a Educação de Tempo Integral veio para somar com a Unidade Escolar, estamos ciente que, unidos em prol deste novo acontecimento concordamos em seu pleno funcionamento.

Segue abaixo algumas fotos deste evento:
Maquiando as alunas...
 Apresentação no Teatro Municipal de Itaguaí
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Professoras Ingrid e Suelen e as alunas dançarinas
As alunas, a Diretora Geral Lucia Dias e a Assessora do Programa Mais Educação do Município Regina Vasconcelos 

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" 
(Chico Xavier)

Desfile Cívico - 07/09/13

      O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

No Brasil 
       O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República. Cerca de 30 mil pessoas assistem ao evento, que custa cerca de um milhão de reais. Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais e Municipais, na presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país. 

       Pois é, e nós da E.E.M. Carmem Menezes Direito compreendendo a importância do Desfile Cívico, prestigiamos a nossa Pátria Amada no dia 07 de setembro de 2013 no Centro de Itaguaí, Rio de Janeiro.

Veja as fotos:
 
 
Dona Maria - A aluna mais idosa da U.E