Blog de cara nova!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Semana da água - 18 a 22 de março

A importância da água
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

(Texto retirado do site Mundo Vestibular)

Pois é, deste modo talvez possamos compreender o valor desse bem natural e assim transmiti-lo aos nossos alunos, afim de que se conscientizem e cuidem desse recurso que com o passar dos anos tem se tornado tão escasso. Devemos cuidar da água que é o motivo pelo qual estamos vivos. Desse modo, podemos então compreender que sem água não temos vida!

Então, é com um enorme prazer que apresento uma atividade realizada nesta  U.E. com as turmas do Pré escolar, uma atividade que visa sensibilizar o aluno desde muito cedo motivando-o a cuidar deste bem magnífico que é fonte de vida para todos nós!

Veja as fotos a seguir!

Que engraçado! Isso me fez lembrar a introdução da música "A paz" do grupo "Roupa Nova" onde uma menina diz:

"É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vem, nas crianças! A gente tem que arrumar um jeito de deixar pra eles um lugar melhor para os nossos filhos e para os filhos de nossos filhos. Pense bem!"

Então, fica a dica! 

Projeto Pedagógico


O Projeto Pedagógico da E. E. M. Carmem Menezes Direito está pautada nas indagações curriculares que representa a qualidade referencial de  uma educação mais voltada para a democratização e humanização do ensino que está a disposição da coletividade onde vê que o ensino deve ser inovador , mas não pode deixar de atender os preceitos legais, facilitando então a formação de cidadão críticos capazes de participar positivamente das ações sociais. 

E pensando nesse contexto a equipe da U.E., após debates em reuniões pedagógicas decidiram por trabalhar um projeto que abrangesse as novas diretrizes curriculares - "O valor do cidadão no contexto social" visando levar o aluno a reconhecer o seu papel na sociedade, estimulando o prazer pela descoberta para que possa torná-los cidadãos questionadores, autônomos, críticos, criativos, formadores de opinião, participativos e compromissados com as questões ambientais; e acima de tudo fazê-los reconhecer o potencial do seu intelecto e as suas múltiplas inteligências.
(Texto Lucia D. L. O. R. Barros)

"Em última análise, o pleno entendimento de qualquer conceito de qualquer 
complexidade não pode ser restrito a um único modelo de conhecimento
 ou modo de representação."

(Howard Gardner - Pai da teoria da inteligências Múltiplas) 


Dia do Circo - 27 de março

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Circo é um entretenimento para divertir adultos e crianças, formado por palhaços, artistas que fazem malabarismos, animais e etc.

Origem do Dia do Circo
O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março, em uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data. Piolin era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista.

Então, para relembrarmos a grande alegria que o circo nos proporciona, os alunos e professores do Pré escolar se fantasiaram à moda circo no dia 15 de março e, ao som  de músicas circenses se alegraram durante todo o dia.

Veja as fotos a seguir:
 
 
 
 
 
 
 
Até a próxima, querido leitor!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia 31 de março - Dia da Merendeira

No dia 05 de março os alunos de 1º segmento homenagearam as merendeiras desta U.E. com cantos, agradecimentos por meio de cartazes, presentes e cartões que criaram em sala de aula para cada uma delas. Já a EJA também homenageou entregando presentes para as suas merendeiras.

É, "tias da cozinha", vocês merecem!

 As fotos seguem abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
 
 

"Merendinha, merendinha,
vou comer! Vou comer!
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho,
e crescer! E Crescer!"

Se não fossem vocês, minhas lindas, essa música não faria tanto sentido. Um beijo grandioso em vossos corações, afinal, todos os dias são dias de comemorar a sua profissão!

História do 8 de março - Dia Internacional da Mulher


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Com intuito de parabenizar as mulheres da comunidade do bairro Brisamar e as profissionais desta U.E., nossa escola entregou no dia 08 de março de 2013 uma flor para cada uma representante do sexo feminino. Veja as fotos a seguir:
 
 
 

Aproveito para desejar à todas as guerreiras um feliz dia internacional da mulher!

Novo logotipo de Itaguaí

Professores fiquem ligados, pois o Município de Itaguaí possui um novo logotipo.

Estou postando-o aqui no blog da E. E. M. Carmem Menezes Direito para que você possa baixá-lo, já que por ser um novo logo existe certa dificuldade em encontrá-lo na internet. Para baixá-lo, clique com o botão direito em cima da imagem, em seguida, clique em "salvar imagem como"; Depois, "selecione o local onde queira salvar a imagem, ex: Desktop (área de trabalho)", "renomeie", quaso queira e clique em "salvar". Prontinho!




Foi um enorme prazer ajudá-lo(a), meu querido leitor.
Volte sempre!