Blog de cara nova!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Curiosidade sobre cenários cinematográficos

     Você já se perguntou como se faz cenas de quedas em filmes, ou como filmam aquelas paisagens maravilhosas, como uma cidade inteira por trás dos atores, ou, ainda assim, como  podem gastar dinheiro comprando um enorme navio  e depois colocar fogo nele simplesmente para realizar a gravação de uma cena de resgate, enquanto helicópteros sobrevoam o local levando as vítimas para o hospital?

    Você acha que os diretores gastam milhares de dólares para comprar veículos para se acidentarem numa ponte? Acha mesmo que isso acontece de verdade?

     Então, assista o vídeo abaixo e surpreenda-se com a realidade:


E sabe o que é mais interessante? É um trabalho realizado pelo computador.
 
Gostou? Até a próxima!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Evolução da Informática (Vídeo)

Hoje, nós vivemos o futuro.

Conheça o primeiro computador do mundo




     Projetado para calcular rotas estratégicas durante o ataque aos países do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial, o Integrador E Calculador Numérico Elétrico – ENIAC (sigla em inglês para Electrical Numerical Integrator and Calculator) completou em 2006, 60 anos de idade.

    Apesar de seu projeto e construção terem sidos iniciados em 1943, sua conclusão e lançamento deram-se somente três anos mais tarde, mais precisamente em 14 de fevereiro de 1946. Com cerca de 30 toneladas, 5,5 metros de altura, 25 metros de comprimento, 70 mil resistores e, aproximadamente 18 mil válvulas a vácuo, o gigante ocupava 180 metros quadrados, a área de um ginásio esportivo.

    Apesar de seu tamanho e robustez, o ENIAC nada mais era do que uma grande calculadora. Com seus 6 mil interruptores, era necessário uma equipe de 80 pessoas para operá-lo. Essas pessoas (geralmente mulheres), que davam ao ENIAC as instruções necessárias para este computar, eram chamadas COMPUTADORAS. Entretanto, anos mais tarde o termo passou a ser usado para designar a máquina, que efetuava os cálculos.

    Voltando ao ENIAC, os cálculos que, manualmente chegavam a demorar 12 horas para obter-se um resultado, eram resolvidos em alucinantes 30 segundos pelo gigante de metal e resistores. Cada um de seus interruptores correspondia a uma informação para o cálculo, representados por ligado e desligado (1 e 0, respectivamente). Por esse motivo, os botões de Liga/Desliga de grande parte dos equipamentos apresentam o desenho de um círculo com um “risquinho” vertical.

    Após dez anos de operação, o ENIAC foi desativado. Haviam surgido equipamentos com maior capacidade e menor tamanho e custo. Em 1955 um computador pesava “somente” 3 toneladas e consumiam 50 kwatts de potencia, contra 200 kwatts ferozmente consumidos pelo ENIAC.

    Mesmo após tanto tempo depois de sua criação pelos professores John Mauchly, e J. Presper Eckert, o primeiro computador ainda é lembrado por muitos aficcionados por eletrônicos (principalmente computadores), e pode ser visto em diversos museus pelo mundo, como o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia.

   Incrível é saber que um computador deste tamanho só servia para calcular, enquanto hoje, os processadores atuais, fazem coisas que há poucos anos atrás considerávamos impossíveis de serem feitas e, o melhor, são super portáteis.

Curiosidade: Origem da palavra Informática




Em 1957, o cientista da computação alemão Karl Steinbuch publicou um jornal chamado Informatik: Automatische Informationsverarbeitung ("Informática: processamento de informação").


Em 1966, o pesquisador russo Alexander Mikhailov (e colaboradores) chegou a utilizar o conceito "Informatika" relacionado a uma disciplina que estuda, organiza e dissemina a informação científica (ligada a Ciência da Informação). Entretanto, essa definição ficou restrita a antiga URSS e aos países do Bloco comunista.

A palavra portuguesa é derivada do francês informatique, vocábulo criado por Philippe Dreyfus, em 1962, a partir do radical do verbo francês informer, por analogia com mathématique, électronique, etc.

Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
Há uma linha de pensamento que conduz o termo "informática" à junção dos conceitos "informação" e "matemática". A computação seria o meio tecnológico que possibilitou unir insumos informacionais com as ciências matemáticas.

Planejamento de Informática do 1º Bimestre de 2012


Planejamento:
1º Bimestre
Projeto: Itaguaí e suas Diversidades Culturais
Tema: Arco Metropolitano

Público Alvo: 1º e 2º Segmento (2º ao 9º ano)

Objetivos:

- Desenvolver a coordenação motora e a criatividade;
- Sensibilizar os alunos sobre as mudanças geográficas ocorridas desde o começo da construção do Arco Metropolitano do RJ ao longo da Rio Santos.
- Estimular o aluno a conhecer sua própria cidade, comparando o antes e o depois, os pós e contras ocorridos mediante essas modificações e pesquisar sobre o cuidado com o meio ambiente e os animais durante as obras.

Desenvolvimento:

- O desenvolvimento se dará mediante as atividades realizadas no laboratório de informática ao longo do primeiro bimestre, com a capacitação da facilitadora Juliana Dutra, as coordenações de Valéria Walchan (Coordenadora de Informática Educativa), Verônica Santos (Coordenadora do 2º segmento), Adriana e Cristiane (Coordenadoras do 1º Segmento), as orientações de Aldacy Lajes e Celeste (Orientadoras Educacionais) e as direções de Claudia Lucia e Lucia Ortiz (Direção e Adjunta).

Atividades:

1ª Aula
(1º Segmento – 1 aula) e (2º Segmento – 2 aulas)

- Apresentação Professor x Aluno.
- Regras do laboratório de Informática.
- Objetivos para 2012 (atividades).
- Apresentação do equipamento a ser utilizado (Desktop).
- Ligar e desligar o computador.

2ª Aula
(1º Segmento – 1 aula) e (2º Segmento – 2 aulas)
 
* Palestra:
- O que é o Arco Metropolitano?
- Quais os prós e os contras ocorridos em Itaguaí em relação a construção do Arco?

* Assistir o filme sobre o tema.
- Abrir um debate.

3ª Aula
(1º Segmento – 1 aula) e (2º Segmento – 2 aulas)
 

- Ilustrar o Arco Metropolitano utilizando o programa Kolour Paint.

4ª Aula
(1º Segmento – 1 aula) e (2º Segmento – 2 aulas)
 
- Ilustrar a natureza sendo destruída. (2º anos)
- Criar frases de impacto sobre o tema – Slogans (3º ao 5º anos)
- Criar um caça-palavras, usando palavras referentes ao tema proposto. (6º e 7º anos)
- Criar um livro digital com tema Arco Metropolitano, abrigando todas as informações encontradas em suas pesquisas na internet. (8º e 9º anos)

5ª Aula
(1º Segmento – 1 aula)
 

- Pintura digital da natureza sendo destruída.

6ª Aula
(1º Segmento – 1 aula)
 
- Pintura digital sobre a “perereca” que foi encontrada durante a construção do Arco metropolitano. (2º e 3º anos)
- Produção de texto sobre: O Meio Ambiente x O Arco Metropolitano. (4º e 5º anos)

7ª Aula
(1º Segmento – 1 aula)


- Ilustração sobre o “peixe” que foi encontrado durante a construção do Arco Metropolitano. (2º e 3º anos)
- Criação de uma rima referente ao Arco Metropolitano falando sobre o cuidado e a destruição que tem ocorrido no Meio Ambiente. (4º e 5º anos)

8ª Aula
(1º Segmento – 1 aula)

- Pintura digital sobre a “coruja” que foi encontrada ao longo da construção do Arco Metropolitano. (2º e 3º anos)
- Criação de um jogo da memória com os animais encontrados ao longo da construção do Arco e cidades envolvidas que serão cortadas pelo mesmo. (4º e 5º anos)

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 Oficina do Gif
Em breve, mostra de atividades realizadas.
Até a próxima!

Bem-vindo (a) a 2012... O ano que promete!

Olá, internautas!

      Esse ano estamos montando um planejamento bem dinâmico e divertido. Fazendo a integração: Sala de Leitura e Laboratório de Informática, prosseguimos num mesmo vínculo afetivo profissional dos anos já vividos, porém mais ligados, já que a sala de leitura trabalhará a parte da coordenação motora dos alunos com materiais concretos e a informática, diferentemente, usará alguns programas digitais instalados nos computadores para desenvolver suas atividades. 

     Com a modificação geográfica que vem ocorrendo em Itaguaí proporcionada pela construção do Arco metropolitano do Rio de Janeiro, vimos a importância de avaliar junto com os alunos os danos que vem ocorrendo no meio ambiente local e, decorrentemente, entender como o Município de Itaguaí irá se beneficiar com a contrução deste Arco. Para tanto, desenvolvemos atividades que serão realizadas com todas as turmas de primeiro e segundo segmentos ao longo do 1º Bimestre.

      Agora, é colocar a mão na massa, digo, no mouse, e começar a descobrir , criar e compartilhar todas as maravilhas que podem ser realizadas no nosso amiguinho Computador.



Até a Próxima!