Blog de cara nova!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Entendendo a Informática Educativa

Há pouco tempo nos deparamos com o termo Informática Educativa e não tínhamos ideia do que era isso. Primeiro, achávamos que ser um facilitador dessa matéria era o  mesmo que dá aulas num curso técnico de informática, mas aos poucos, aprendi que não tinha nada haver.
Minha coordenadora, com muita calma, em algumas das reuniões de grupo, nos ensinou em que se baseava a info edu e, então, passei a ver esta disciplina com outros olhos.
A informática vem com intuito de inserir o aluno à tecnologia digital elaborando atividades educativas, ensinando-o a trabalhar em dupla a fim de haver uma troca de informações entre os alunos e assim, ocorrer o que chamamos de socialização. É aprender brincando. 
Portanto, expiem o que vocês podem desenvolver com seus alunos dentro do laboratório de informática.


- Edição de vídeos e imagens.
- Slide com temas de acordo com o Projeto Escolar.
- Calendários.
- Jogos feitos no Power Point ou Impress.
- Jogos da memória ou dominó feito no Word ou no BRoffice.Org
- Ilustração e montagem de livros de receita.
- Cruzadinhas no BRoffice.
- Gráficos no Excel ou Planilha Eletrônica.
- Cartões de visitas com slogans.
- Poesia e Música.
- Edição de músicas.
- Documentários, onde o um aluno é o entrevistador, o outro é o entrevistado e um outro é o câmera-man, registrando as informações, em seguida, enviam o trabalho para o computador e fazem as devidas edições.
- Jornal Escolar.

Então, desate os braços e mãos a obra!


Informática Educativa 2011

Os alunos dizem o que querem aprender e a facilitadora cria o planejamento. Acredita-se que esta seja a forma correta de ensinar, compartilhar e aprender democratizando a Educação. Então, alunos, o que vocês querem aprender? Chegou a hora de se expor. 
O incrível, é como a maior parte dos alunos amam se divertir com jogos virtuais, mas quando se fala em criar um jogo, torcem a face.  É inacreditável, pois quando se veem diante do novo, interessam-se pelo conteúdo e prezam pela arte-final. Esta é a mágica de educar!