Blog de cara nova!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro e Aniversário de Monteiro Lobato

Hoje é o Dia Nacional do Livro. Marca também, a data de nascimento de Monteiro Lobato em 1882.

Lembro-me do slogan criado pelo Ênio Silveira, diretor da extinta  Editora Civilização Brasileira: "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê".

Monteiro Lobato povoou minha infância, e creio que a de toda a  nacionalidade, com seus personagens fantásticos.

Mais tarde, já adulto vim a saber do Monteiro Lobato da luta pelo Petróleo. Foi preso por afirmar que havia petróleo no Brasil,  embora as empresas norte americanas não quisessem que soubéssemos disto. Não foi à toa que o primeiro poço de onde jorrou petróleo no País ganhou o nome de Lobato, dando também nome à cidade que se formou à volta.

Sua última entrevista , em 1948, ano da sua morte, foi à Rádio Record de São Paulo. 

E você que neste momento me lê: o que está lendo nestes tempos de agora? Que livro? Ler é muito bom.

Viva o Dia do Livro, viva Monteiro Lobato!

Veja as fotos do que rolou hoje na Carmem Menezes:




 

 

 

 
 
 

 
 

 
 

 

 
 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Então, parabéns a Monteiro Lobato e a você, meu grande amigo Livro.
Os Subprojetos de Informática Educativa x Sala de Leitura deste ano surgem, a fim de, resgatar valores esquecidos em nosso dia-a-dia. Inspirado na obra do profeta Gentileza, a Informática Educativa junto com a Sala de Leitura trabalharão atitudes, gestos e expressões que possam modificar o "modus vivendi" de cada educando.

Veja a descrição dos subprojetos a seguir:
 

Subprojeto de Informática Educativa 2013

Tema gerador (PPP): “O valor do cidadão no contexto social”

Tema Transversal: “Gentileza gera gentileza no mundo virtual”

A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder.”
(Bill Gates)
JUSTIFICATIVA:
Resolvemos trabalhar esse tema, a fim de reforçar em nossos alunos a prática da boa gentileza, esquecida em nosso cotidiano.

OBJETIVO GERAL:
  • Fazer observações sobre a nossa realidade estimulando através de atividades realizadas por meio do computador, posturas necessárias para a preservação de bons relacionamentos no nosso dia-a-dia social.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
  • Sensibilizar os educandos sobre a importância de construir um bom relacionamento.
  • Otimizar a melhoria comportamental dos alunos e seu meio.
  • Dissiminar a integração socio-cultural entre os educandos e o mundo virtual.
PROPOSTA:
  • Elaborar atividades virtuais dando continuidade a obra realizada pelo Profeta Gentileza, reconhecendo a fundo o porque de utilizar as boas maneiras.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
Desenvolvimento do subprojeto em todas as turmas do 2º ao 9º ano.
  • Trabalhar com os alunos: Vídeo e slides sobre a Vida e a Obra do Profeta Gentileza.
  • Produção de texto envolvendo as “palavras mágicas”.
  • Desenvolvimento de Caça-palavras sobre as boas maneiras com inserção de fotos.
  • Criação de Histórias em Quadrinhos com personagens já existentes.
  • Interpretação de imagens identificando suas emoções e falas. (Ex:. Uma pessoa está chorando, a outra chega e pergunta: - Olá, posso ajudar? Ela diz: - Sim, obrigada!)
  • Ilustrações referentes ao tema já descrito.
  • Pintura digital de ilustrações que apresentem o tema citado.
  • Jogo da Memória com imagens baixadas pelos alunos da internet que façam referência a gentileza.
  • Releitura da imagem “Gentileza gera gentileza”
  • Criação de Poesias ritmadas (hip hop)
AVALIAÇÃO:
  • Serão avaliados através das atividades realizadas no laboratório de informática e por seu comportamento.
ENCERRAMENTO:
  • Apresentação das Atividades por meio de um livro digital (slide) expostos nos computadores na Culminância do Projeto que será no dia 10 de julho.


"Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo."
(Gibbon, Edward)
  
Formatação:
 
 
Subprojeto de Sala de Leitura 2013

Tema gerador (PPP): “O valor do cidadão no contexto social”.

Tema Gerador Sala de Leitura: “A gentileza que a história nos proporcionar”.

“Onde houver gentileza, haverá sempre um gesto que surpreenda.”
(Profeta Gentileza)

I - Justificativa:
Ao apresentar esse tema, pretende-se levar, através de vários modos de se contar uma história, a prática da gentileza e do bom comportamento ao dia-a-dia do educando.

II - Objetivo Geral:
Fazer com que o aluno conheça várias maneiras de se contar uma história e o prazer de descobrir os ensinamentos através delas.

III - Objetivo especifico:
  • Resgatar valores, dando ênfase a gentileza.
  • Conhecer as várias maneiras de se contar uma história.
  • Incentivar a leitura e criação de histórias.
  • Respeitar a si mesmo e ao outro.
  • Valorizar o meio ambiente, a cultura e os animais.
  • Perceber a importância da família e da comunidade escolar.

IV - Proposta:
Elaborar atividades variadas, através de histórias contadas por fantoches, história cantada, livros, livro digital (e-books), músicas, história visual (filme) e teatro.

V - Desenvolvimento:
  • Desenvolvimento do subprojeto em todas as turmas da educação infantil e do 1º segmento.
  • Contar histórias sobre comportamento e gentileza.
  • Fazer atividade de pintura e desenho para expressar o conhecimento das histórias.
  • Confeccionar um mini-livro.
  • Montar cartazes sobre as datas comemorativas.
  • Trabalhar com os alunos: vídeos e slides sobre vida e a obra do Profeta Gentileza.
  • Produção de histórias com o tema: “palavras mágicas”.
  • Releitura de imagem “Gentileza gera gentileza”.
  • Confecção de jogo da memória com o tema gentileza.
VI - Avaliação:
A avaliação será feita através da observação, correção e exposição desenvolvidas na sala de leitura e a participação e o interesse do aluno.

VII – Encerramento:
Apresentação das atividades criadas pelos alunos na culminância do projeto que será realizada dia 10 de julho.

Formatação:

Em breve, fotos!