Blog de cara nova!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Obesidade Infantojuvenil

Obesidade infantil é uma epidemia global.

A obesidade infantil é, segundo a Organização Mundial de Saúde, um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI, sobretudo nos chamados países em desenvol-vimento.Em 2010, havia 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo o mundo, das quais 35 milhões viviam em países em desenvolvimento.
A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem "bullying" por parte dos colegas, crianças obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

A OMS entende que a obesidade se tornou uma epidemia. De acordo com a Organização, crianças obesas e com sobrepeso tendem a se tornar adultos obeso e têm maior probabilidade de adquirir mais cedo doenças não transmissíveis, como diabetes e doenças cardiovasculares. A OMS considera prioritária a prevenção da obesidade infantil.
____***____
Compreendendo a importância de sensibilizar a comunidade sobre este problema que assola o século XXI,  a Secretaria Municipal de Educação e a secretaria de Saúde fizeram uma parceria, a fim de conscientizá-los sobre este atual assunto e os males que podem vir a surgir na vida de um obeso.

 
A escola foi selecionada pela coordenadora do PSE (Programa saúde an Escola) Janice Maia, para ministrar uma palestra fsobre obesidade infanto-juvenil, que foi realizada pela nutricionista Ana Paula Corrêa no dia 10 de abril.



"O aluno cadeirante Rhuan, ao assitir a palestra, se emocionou e demonstrou desejo em procurar ajuda a fim de solucionar seu problema de sobrepeso."

Veja as fotos a seguir:

 
Até a próxima.

Um comentário: