Blog de cara nova!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto Jornal Escolar

Neste ano, mais um projeto se iniciou neste início de junho: O jornal escolar. “Fale Carmem, fale Direito” nomeado pela aluna Ísis Ramalho da turma 900, teve uma boa receptividade entre os funcionários e os próprios alunos, já que este tem o objetivo de levar a informação a todo ambiente interno escolar, expondo notícias que possuam ligação diretamente com o âmbito educacional e o cotidiano dos alunos.

Veja o projeto abaixo:

*************************************************

E. E. M. Carmem Menezes Direito

Projeto: Jornal Escolar

Justificativa:

Com intuito de favorecer a escola e conscientizar os alunos sobre a importância da leitura, criando neles este hábito saudável, o jornal escolar surge a fim de unir-se ao projeto Ciranda Literária atingindo suas metas.

Público Alvo:

Todos os alunos e professores estarão inseridos indiretamente no projeto, em função das notícias que deverão ser anunciadas sobre suas matérias, porém apenas 1 ou 2 alunos redatores e 4 alunos repórteres escolhidos dentre as turmas do 8o (oitavo) e 9o (nono) ano, trabalharão em conjunto no laboratório de informática construindo o jornal semanal sobre a observação da facilitadora Juliana Dutra. Contudo outros repórteres paralelos poderão buscar notícias para serem expostas neste veículo informativo.

Objetivo Geral:

Criar nos alunos em geral o hábito de leitura e proporcionar uma direção vocacional numa paralela verbal aos alunos diretamente ligados a criação do jornal.

Objetivos Específicos:

- Sensibilizar os alunos diretamente ligados ao jornal à importância de ler continuamente para desenvolver uma boa escrita;

- Estimular os alunos a ler o jornal e querer participar do projeto;

- Conscientizá-los sobre as leis básicas para fazer parte do corpo jornalístico, sendo estas:

1. É necessário ter boas notas e boa postura perante os docentes e a escola em geral.

2. É necessário que o aluno seja assíduo, responsável e competente para o cargo.

3. Os alunos repórteres deverão trazer as notícias de toda a semana, transformando-as em textos escritos a mão ou digitados, para maior facilidade e rapidez na digitação do(s) aluno(s) redator.

4. Os alunos darão conta de seus trabalhos a Facilitadora Juliana Dutra, respeitando suas ordens e horários em função do trabalho no jornal.

- Ajustar a escrita dos alunos às normas gramaticais.

- Provocar o interesse dos alunos que futuramente estarão nas séries indicadas para o trabalho, a fazerem parte do corpo jornalístico.

- Estimular a criatividade.

Ações:

- Escolher um dia na semana para criação do jornal semanal e trabalhar na montagem do mesmo.

- Unir-se aos conhecimentos da professora de literatura, focando as normas gramaticais corretas para melhor apresentação do jornal escolar.

Metodologia:

- Produzir junto aos professores matérias jornalísticas sobre suas disciplinas focando a união dos alunos com os mesmos em prol da educação.

- Utilizar o jornal para elaboração de notícias sobre a educação e a escola.

Avaliação:

- Os alunos serão avaliados pelo corpo docente em função das matérias jornalísticas e da montagem do jornal, tal como suas criatividades, suas escritas e suas competências.

Resultados Esperados:

- Espera-se que todos os objetivos sejam cumpridos e, que o jornal escolar seja um veículo de informação direto e esperado por todos que integram a família educacional da E.E Municipalizada Carmem Menezes.

Facilitadora: Juliana Dutra

*************************************************

Veja o primeiro Jornal que foi distribuído no dia 11/06/2010:

jornal_foto

*************************************************
Os alunos da turma 900 que participam diretamente deste projeto são:

Arthur Fernandes –> Redator Chefe

PICT0021

Hardon Melo –> Fotógrafo/ Câmera Man

PICT0025

Ísis Ramalho –> Repórter

PICT0015

Até mais!

FAC Juliana Dutra

*************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário