Neste ano, mais um projeto se iniciou neste início de junho: O jornal escolar. “Fale Carmem, fale Direito” nomeado pela aluna Ísis Ramalho da turma 900, teve uma boa receptividade entre os funcionários e os próprios alunos, já que este tem o objetivo de levar a informação a todo ambiente interno escolar, expondo notícias que possuam ligação diretamente com o âmbito educacional e o cotidiano dos alunos.
Veja o projeto abaixo:
*************************************************
E. E. M. Carmem Menezes Direito
Projeto: Jornal Escolar
Justificativa:
Com intuito de favorecer a escola e conscientizar os alunos sobre a importância da leitura, criando neles este hábito saudável, o jornal escolar surge a fim de unir-se ao projeto Ciranda Literária atingindo suas metas.
Público Alvo:
Todos os alunos e professores estarão inseridos indiretamente no projeto, em função das notícias que deverão ser anunciadas sobre suas matérias, porém apenas 1 ou 2 alunos redatores e 4 alunos repórteres escolhidos dentre as turmas do 8o (oitavo) e 9o (nono) ano, trabalharão em conjunto no laboratório de informática construindo o jornal semanal sobre a observação da facilitadora Juliana Dutra. Contudo outros repórteres paralelos poderão buscar notícias para serem expostas neste veículo informativo.
Objetivo Geral:
Criar nos alunos em geral o hábito de leitura e proporcionar uma direção vocacional numa paralela verbal aos alunos diretamente ligados a criação do jornal.
Objetivos Específicos:
- Sensibilizar os alunos diretamente ligados ao jornal à importância de ler continuamente para desenvolver uma boa escrita;
- Estimular os alunos a ler o jornal e querer participar do projeto;
- Conscientizá-los sobre as leis básicas para fazer parte do corpo jornalístico, sendo estas:
1. É necessário ter boas notas e boa postura perante os docentes e a escola em geral.
2. É necessário que o aluno seja assíduo, responsável e competente para o cargo.
3. Os alunos repórteres deverão trazer as notícias de toda a semana, transformando-as em textos escritos a mão ou digitados, para maior facilidade e rapidez na digitação do(s) aluno(s) redator.
4. Os alunos darão conta de seus trabalhos a Facilitadora Juliana Dutra, respeitando suas ordens e horários em função do trabalho no jornal.
- Ajustar a escrita dos alunos às normas gramaticais.
- Provocar o interesse dos alunos que futuramente estarão nas séries indicadas para o trabalho, a fazerem parte do corpo jornalístico.
- Estimular a criatividade.
Ações:
- Escolher um dia na semana para criação do jornal semanal e trabalhar na montagem do mesmo.
- Unir-se aos conhecimentos da professora de literatura, focando as normas gramaticais corretas para melhor apresentação do jornal escolar.
Metodologia:
- Produzir junto aos professores matérias jornalísticas sobre suas disciplinas focando a união dos alunos com os mesmos em prol da educação.
- Utilizar o jornal para elaboração de notícias sobre a educação e a escola.
Avaliação:
- Os alunos serão avaliados pelo corpo docente em função das matérias jornalísticas e da montagem do jornal, tal como suas criatividades, suas escritas e suas competências.
Resultados Esperados:
- Espera-se que todos os objetivos sejam cumpridos e, que o jornal escolar seja um veículo de informação direto e esperado por todos que integram a família educacional da E.E Municipalizada Carmem Menezes.
Facilitadora: Juliana Dutra
*************************************************
Veja o primeiro Jornal que foi distribuído no dia 11/06/2010:
*************************************************
Os alunos da turma 900 que participam diretamente deste projeto são:
Arthur Fernandes –> Redator Chefe
Hardon Melo –> Fotógrafo/ Câmera Man
Ísis Ramalho –> Repórter
Até mais!
FAC Juliana Dutra
*************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário